Início Blog Confira nosso passo a passo para montar a planta de sua casa
Arquitetura
Confira nosso passo a passo para montar a planta de sua casa

Realizar o sonho da casa própria é algo que pode ser facilmente resolvido com uma pesquisa rápida por casas à venda em Chapecó. No entanto, nem todas as pessoas querem investir em um imóvel já pronto. Para elas, a realização está em definir todos os pormenores, desde a planta de seu novo lar e acompanhar toda a construção.

Nesse caso, o ideal é procurar por um terreno, para que você possa construir seu espaço do jeito que desejar e aproveitar melhor o lote. Mas... Vale lembrar que é preciso ter uma boa planta desenhada, para indicar o que você quer fazer.

Pensando em montar a planta da sua casa? Saiba que não é necessário ser um profissional em desenho, pois muitos programas ajudam a construir uma boa planta base.

Confira nossas dicas para fazer isso sem erros e personalizar o imóvel de acordo com suas necessidades.

O que você precisa saber antes de montar a planta da casa

Antes de colocar as mãos à obra (ou para desenhar) você precisará entender alguns conceitos, importantes no desenvolvimento da planta de um imóvel. Dentre eles estão:

Planta baixa

Se trata da vista superior do imóvel, na qual são representados os cômodos, as paredes, aberturas de janelas e portas, detalhes de hidráulica e eletricidade. A maioria das plantas das casas vem com a planta baixa, pois é um jeito mais prático de enxergar como será o espaço por dentro.

Escala, cotagem e nível

São três termos importantes no seu desenho. A escala envolve a relação do que está desenhado com as medidas reais da construção. A cotagem é a indicação de comprimento e largura de tudo que for representado na planta baixa. E o nível é o quanto o piso do imóvel é mais alto ou baixo em relação ao terreno.

Dicas para montar a planta da sua casa

Definir o tamanho da base

Você deve ter por perto as medidas totais do terreno e da casa que deseja construir. Deixe esses dados próximos, pois vai precisar deles tanto no esboço quanto no programa 3D. Através deles você consegue definir o espaço máximo disponível no lote e como melhor aproveitá-lo na construção da casa.

Faça um esboço

Um desenho simples e rápido, à mão, de como você imagina sua casa. Pense na quantidade e distribuição dos cômodos, portas e janelas, algo bem básico.

Escolha um programa 3D

Os mais conhecidos são o Floorplanner, o AutoCad e o SketchUp. Escolha aquele com o qual mais se identificar e se sentir mais à vontade para desenhar. Veja também se o programa possui a opção de inserir móveis, para ter uma ideia de como será a casa mobiliada.

Desenhe o lote no programa

Com as medidas que você anotou no primeiro passo, é o momento de anotar no programa o tamanho do terreno. Você terá uma ideia do espaço máximo para colocar a casa.

Desenhe a casa

 Com o terreno já desenhado no programa, é hora de montar a casa. Nesse momento você também poderá contar com seu esboço, para passar para o programa 3D sua ideia de como serão os cômodos e aberturas.

Insira os locais dos objetos

Com os cômodos prontos, é hora de trabalhar objetos da casa. Se desejar, pode focar apenas no que é fixo no imóvel, como a pia do banheiro, o vaso sanitário, o box do chuveiro, eles ajudam a entender onde deve ficar a parte hidráulica da casa.

Adicione as portas e janelas

As aberturas de portas e janelas já foram adicionadas no desenho anteriormente, agora é hora de incluí-las na planta. Aqui você pode pensar para qual lado a porta deve abrir, de forma a não atrapalhar a passagem dos moradores.

Faça a planta superior ao lado

Sua casa terá dois ou mais andares? A planta baixa deve ser construída na mesma página, mas lado a lado, apenas descrevendo quais são os pisos inferior e superior. Siga as mesmas regras dos tópicos anteriores para a montagem do piso superior.

Salve o projeto no computador ou imprima

Com toda a planta desenhada, salve o projeto no seu computador ou imprima. Em seguida, é só apresentar sua ideia para um profissional, que, com base na sua planta, irá fazer o desenho definitivo, usado na construção do imóvel.

Cálculo e transparência ao determinar os materiais

Com as medidas definidas é importante ter uma forma de calcular os materiais não somente baseado nos m2 da obra ou o “olhômetro”. Neste ponto entra o DivCAD, caso sua obra utilize produtos como divisórias com sistema naval, drywall ou EPS o DivCAD pode determinar de forma confiável e rápida a quantidade de material necessário para estes materiais. Para isso ele respeita as regras de montagem dos respectivos fornecedores.

Comece a construção

Depois que a planta da casa estiver pronta, você já tem uma ideia de como o imóvel irá ficar quando estiver pronto. Além de contar com bons profissionais para assumirem a tarefa de tirar seu sonho do papel, lembre-se de pesquisar por materiais de qualidade.

Com o imóvel finalizado é só se mudar e aproveitar todas as vantagens de viver em um lar planejado por você.

Fonte: Arthur Portella

Comentar

0 Comentário(s)